Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Redes Sociais !!


Redes sociais sempre existiram. O que antes era somente a confraria dos amigos, frequentadores de clubes sociais e grupos organizados em geral ultrapassou a barreira do contato físico e se tornou a sensação da internet. Agora, o usuário é convidado a abrir sua vida aos outros, compartilhar seus momentos, relatar suas ações, ideias e valores. Divide a mesma paixão ou mesmo ódio, se junta a milhares, mesmo que não conheça a maioria dali.

Ser popular na rede se torna símbolo de status e poder. No entanto, nem sempre vale mais aquele que bem escreve ou propaga boas ideias e notícias, mas aquele que é o mais seguido, o mais comentado, ainda que só fale asneiras ou apele para o humor ácido. A regra para a fama é fugir das regras, ser diferente na mesmice.

E como nada existe só pro bem ou pro mal, a rede social que aproxima as pessoas desconhecidas é a mesma que as vezes afasta os apaixonados. Faz reencontrar amigos antigos e nos deixa mais próximos dos ídolos que admiramos, mas também pode afastar do contato físico os amigos atuais que cativamos. A rede que informa também é a que pode deixar alienado. A rede que embala o sorriso também embala a tristeza.

Não há como negar o poder fantástico que carregam. Informam com uma rapidez nunca vista, mobilizam multidões com simples palavras, levam propagandas locais ao mundo todo, criam celebridades instântaneas caseiras e nos mantém conectados numa rede de sons, vídeos e sentimentos. Poder do bem e do mal. A mesma rede serve para aliciar menores e pra roubar dinheiro. Serve pra espalhar fofocas e criar intrigas, difundir o ódio e preconceito.

Vejo pessoas próximas dizendo não querer usar as redes por vários motivos, acreditando que dali vai acabar um relacionamento ou vai ter sua privacidade invadida pelos outros. Não concordo, pois não é a rede que faz isso, mas a própria pessoa que a usa. Assim como a arma não mata sozinha, as redes não tem todo esse poder, mas adquirem quando se tornam instrumentos nas mãos de seus usuários. Cabe a cada um se perguntar se usa as redes, seu perfil e suas palavras para o bem ou para o mal. A mão que embala essa rede e que faz essa escolha também é a sua!

3 comentários:

  1. Concordo completamente contigo, Mário! As redes sociais só por si são inofensivas, tudo depende do utilizador.
    Margarida Cardoso

    ResponderEliminar
  2. eu acho que por vezes as pessoas deixam-se iludir nas redes sociais e esse é o problema e não as redes sociais em si !
    ass: Isabel

    ResponderEliminar
  3. Concordo, ha pessoas que levam isso das redes sociais muito a sério e praticamente se esquecem que ha mundo REAL a volta delas. Como disses-te é bom para reencontrar velhos amigos, por exemplo. Mas também tem alguns aspetos negativos.
    Eu acho que as pessoas nao deviam deixar que as redes sociais afetassem tanto as suas vidas!
    Sara Teixeira

    ResponderEliminar