Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Critérios para se viver em sociedade !!

Há valores situados fora do tempo e do espaço, como a paz, a justiça, a generosidade, o diálogo, a sinceridade, etc. Já nos diálogos de Platão vamos descobrir a discussão destes mesmos valores, o que vem corroborar a afirmação que principia este parágrafo.

Descobrir, incorporar e realizar estes valores positivos deve ser, pois, uma das tarefas básicas da filosofia para crianças e adolescentes.

Devemos começar por pensar : “Quais os critérios para se viver em sociedade?”

Veremos que temos:

- o sentimento de crítica que nos permite analisar a realidade;

- o sentimento de alteridade que nos permite sair de nós mesmos para estabelecer relações com o outro;

- o conhecimento e o respeito pêlos direitos humanos, que nos traz harmonia;

- o compromisso pessoal e o espírito de responsabilidade para que os outros critérios não caiam no vazio.

O que é um valor?

Algo que estimamos, a convicção de que alguma coisa é boa ou ruim (contravalor). A organização destas convicções vai se fazer em nós, através dos valores dos pais, dos educadores, da religião e da so­ciedade, durante o nosso processo de desenvolvimento.

De onde vêm os valores?

A filosofia vai contribuir para que estes valores já estabelecidos se­jam passados pelo crivo da razão e ajuda-nos a definir, com clareza, os objetivos de vida e assumir, livremente, valores autênticos que evidentemente ajudarão a aceitar e amar como é, facilitando uma relação equilibrada com o outro, com a vida e com o mundo.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Arte !


Com o tema desta semana no geodilema lembrei de falar na arte porque considero tatuagens como sendo uma .

Mas afinal o que é a arte ? Quem faz a arte ? E para que ?

A arte ! Na minha opinião a arte é tudo aquilo que podemos fazer para transmitir sentimentos , isso é a verdadeira arte ... Desde teatro , musica , desenhos e até esculturas. Tudo o que nos fassa sentir vivos, aliás a arte é isso mesmo é uma maneira de nos sentirmos vivos . Não me estou a imaginar sem musica , pinturas , e até mesmo representações. Se a arte não existisse qual éra o nosso objectivo na terra ?

Por outras palavras a arte é algo que nos faz viver , por isso não se pode discutir o que é a verdadeira arte , foi esta a conclusão que cheguei. Por isso se há alguma coisa que te faz sentir vivo então provavelmente isso é arte , nem que seja beber leite com uma palhinha pelo nariz -.- , provavelmente chama se a arte de beber.

Acho que é isto - Descrever a arte ? É impossível.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Redes Sociais !!


Redes sociais sempre existiram. O que antes era somente a confraria dos amigos, frequentadores de clubes sociais e grupos organizados em geral ultrapassou a barreira do contato físico e se tornou a sensação da internet. Agora, o usuário é convidado a abrir sua vida aos outros, compartilhar seus momentos, relatar suas ações, ideias e valores. Divide a mesma paixão ou mesmo ódio, se junta a milhares, mesmo que não conheça a maioria dali.

Ser popular na rede se torna símbolo de status e poder. No entanto, nem sempre vale mais aquele que bem escreve ou propaga boas ideias e notícias, mas aquele que é o mais seguido, o mais comentado, ainda que só fale asneiras ou apele para o humor ácido. A regra para a fama é fugir das regras, ser diferente na mesmice.

E como nada existe só pro bem ou pro mal, a rede social que aproxima as pessoas desconhecidas é a mesma que as vezes afasta os apaixonados. Faz reencontrar amigos antigos e nos deixa mais próximos dos ídolos que admiramos, mas também pode afastar do contato físico os amigos atuais que cativamos. A rede que informa também é a que pode deixar alienado. A rede que embala o sorriso também embala a tristeza.

Não há como negar o poder fantástico que carregam. Informam com uma rapidez nunca vista, mobilizam multidões com simples palavras, levam propagandas locais ao mundo todo, criam celebridades instântaneas caseiras e nos mantém conectados numa rede de sons, vídeos e sentimentos. Poder do bem e do mal. A mesma rede serve para aliciar menores e pra roubar dinheiro. Serve pra espalhar fofocas e criar intrigas, difundir o ódio e preconceito.

Vejo pessoas próximas dizendo não querer usar as redes por vários motivos, acreditando que dali vai acabar um relacionamento ou vai ter sua privacidade invadida pelos outros. Não concordo, pois não é a rede que faz isso, mas a própria pessoa que a usa. Assim como a arma não mata sozinha, as redes não tem todo esse poder, mas adquirem quando se tornam instrumentos nas mãos de seus usuários. Cabe a cada um se perguntar se usa as redes, seu perfil e suas palavras para o bem ou para o mal. A mão que embala essa rede e que faz essa escolha também é a sua!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Esquecimento ?

Não me surgiram ideias para esta semana mas lembrei me que este esquecimento podia ser uma :P

Quantas e quantas vezes esqueces te do que ias fazer ou do que estás a fazer ?
É uma realidade muito comum hoje em dia . Já alguma vez foste ao google e não saberes o que ias pesquisar ? ao frigorífico e não saber o que ias buscar ? Já alguma vez meteste o lápis na orelha e andaste á procura dele ?

A isto chama -se falta de concertação e por que é que isto acontece ? Nunca cheguei a entender bem isso e hoje fiz uma pesquisa e descobri o porque de isso acontecer e como evitar essa falta de concentração .
Falta de concentração é causada por cansaço tanto físico como psicológico e até mesmo emocional.
Outros factores de falta de concentração é o objecto em que nos queremos consertar não nos despertar interesse nenhum o que torna as coisas bem mais complicadas .

O bom é que com o relaxamento e o descanso podemos conseguir uma boa concertação e uma boa alimentação. Há estudos que dizem que sexo também da concertação porque alivia o stress e ai concentras te mais.

Saber-se concentrar é essencial para conseguir qualquer coisa na vida, desde aprender a pregar um botão à escrever uma tese. Concentração equivale a poder do ego, vontade tornada fato, força interior e estrutura psicológica. Está inserida numa jornada, num caminho. Saber concentrar-se é como ter pernas resistentes, sem as quais não se chega a lugar nenhum.